A Arquitetura gótica surgiu na França,em pleno periodo medieval, e de início tinha o nome de "Obra Francesa".
O Termo Gótico só surgiu no final do Renascimento como um insulto estilístico aos edificios, e com isso, a arquitetura gótica ocidental atingiu um ponto alto da arquitetura pura.
Com as Abóbodas mais elevadas e maiores, elas descarregavam o peso em feixes de colunas ou pilastras, e com as paredes mais finas, os artistas podiam usar materiais mais leves.
O Estilo gótico, ficou marcado em muitas catedrais Européias, entre elas Catedral de Notre-Dame, Chartres, Amiens e Colônia, e muitas delas como Patrimônio Mundial da Unesco.
A Arquitetura Gótica era baseada na arquitetura Românica, porém com novas tendências e necessidades, e ainda em comparação a arquitetura Românica, que era considerada uma arquitetura de pouca luminosidade, a gótica era considerada uma arquitetura de paredes transparentes, coloridas e luminosas, e eles tinham um elemento importante que eram os vitrais, que dava um ar de purificação.
Uma caracteristica que diferencia o Gótico das outras, é a verticalidade das catedrais, tanto no interior como no exterior, as abóbodas eram cada vez maiores e pontiagudas, porque o povo acreditava que quando maior eram os telhados, mais perto de Deus eles ficariam.
Pode-se perceber também que as catedrais góticas, tem grande predominancia de portais, janelas, e vitrais.
E a primeira Catedral a ser construída com o novo estilo, foi a Basílica
de Saint-Denis da região de île-de-France, onde hoje atualmente fica
Paris.(Imagem ao lado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário